Bradesco | BBI

Ir para o Portal Bradesco

Investment Banking

Assessoria na tomada de decisões estratégicas e como provedor de soluções complexas para empresas.

Imagem ilustrativa para Investment Banking

O Bradesco BBI, Banco de Investimento da Organização Bradesco, assessora clientes em emissões primárias e secundárias de ações, transações de fusão, aquisição e venda de ativos, estruturação e distribuição de instrumentos de dívidas, incluindo debêntures, notas promissórias, CRIs, fundos imobiliários, FIDCs e bonds, além de operações estruturadas de financiamento de empresas e projetos na modalidade Project Finance.

Como parte de um dos maiores conglomerados financeiros das Américas, o Bradesco BBI se beneficia pela incomparável capilaridade de relacionamentos, em todas as indústrias e segmentos no Brasil. Soma-se a isto, uma equipe de profissionais com alta especialização e qualificação, reconhecidos pela excelência em soluções de investment banking e mercado de capitais para o mundo corporativo, no Brasil e exterior.

  • Equity Capital Markets

    A área de Equity Capital Markets (ECM) fornece soluções para as empresas via operações de renda variável, estruturando abertura de capital de empresas, os chamados IPOs, ofertas subsequentes ou Follow-ons e fechamento de capital de empresas com ações em bolsa.

    O objetivo da Área é viabilizar, por meio de ofertas de ações, a ampliação das fontes de recursos para as empresas permitindo a continuidade de execução de seus planos de negócios e crescimento, como também, proporcionar liquidez para seus acionistas.

    Os profissionais da área de ECM do Bradesco BBI são responsáveis por coordenar todas as etapas necessárias para a realização de uma oferta de ações, desde a sua estruturação até a estratégia de distribuição junto a investidores, tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional.

    Dentre as principais funções da área, destacam-se a coordenação do time de trabalho, integrado por advogados, auditores e membros da equipe das empresas ofertantes e demais instituições financeiras, auxílio na preparação de toda a documentação requerida pelos órgãos reguladores, auxílio na elaboração de material de marketing e treinamento dos executivos, estratégia e organização de roadshow e coordenação da precificação da oferta por meio do processo de coleta de intenções de investimentos ("bookbuilding").

    Além da interlocução com os agentes externos, a equipe de ECM mantém interações frequentes com as áreas de Syndicate, Research e equipes de vendas local e internacional com o objetivo de colocar em prática a melhor estratégia de distribuição para as ofertas.

    A Área de ECM também trabalha com inteligência de mercado apoiando a originação de negócios por meio de reuniões e apresentações e auxilia na concepção e execução de eventos setoriais.

  • Fixed Income

    Local Debt Capital Markets

    O Bradesco BBI oferece aos clientes soluções de financiamento de curto e longo prazo, em reais ou em dólar, através de captação de recursos no mercado de capitais de dívida local, atuando como intermediário financeiro na estruturação e colocação de títulos e valores mobiliários, viabilizando o acesso de empresas com diferentes perfis ao mercado de capitais brasileiro.  As soluções envolvem todos os instrumentos de dívida, tais como Notas Promissórias, Debêntures, Letras Financeiras e Cédulas de Crédito Bancário (CCB's), podendo ser indexados a CDI, inflação, taxas pré-fixadas, variação cambial, dentre outros, com distribuição pública ou privada para investidores, tais como asset managers, fundos de pensão, seguradoras, tesouraria de bancos, private banks, family offices e pessoas físicas.

    O Bradesco BBI possui larga experiência no mercado de capitais local, ocupando posição de liderança.

    International Debt Capital Markets

    O Bradesco BBI atua no mercado de capitais internacional, estruturando e distribuindo bonds e outros produtos padronizados e customizados para uma ampla base de empresas (emissores frequentes ou novatos e com diferentes níveis de rating de crédito), oferecendo soluções em liability management, incluindo refinanciamento e reestruturação de dívida; e também financiamento de programas de investimento e de aquisições por meio de emissões denominadas em diferentes moedas, dentre as quais: dólar, real, libras esterlinas, euro e franco suíços, entre outras. O escopo do trabalho também inclui: auxílio às empresas durante todo o processo de atribuição do rating (rating advisory), coordenação dos prazos de preparação da documentação, revisão dos documentos da oferta e assistência na preparação da apresentação do roadshow e em toda organização durante o marketing da operação. Após a execução, os bonds são distribuídos junto aos investidores estrangeiros por meio da força de vendas do Bradesco BBI, com escritórios baseados em Hong Kong, Londres, Nova York e São Paulo, os quais oferecem cobertura em todos os fusos horários e são exclusivamente dedicados a venda de títulos de Renda Fixa. Adicionalmente, o time de vendas do Bradesco BBI possui um relacionamento próximo e constante com diversos tipos de investidores (fundos de pensão, seguradoras, tesouraria de bancos, private banks, hedge funds, mutual funds e endowments) presentes nos principais centros financeiros do mundo, como por exemplo: Nova York, Boston, Costa Oeste dos EUA, Londres, Hong Kong e Genebra, entre outros. Além disso, existe o comprometimento do Bradesco BBI de, após as emissões, realizar a cobertura dos títulos no mercado secundário por meio de relatórios de research de Renda Fixa e de prover liquidez aos bonds por meio da oferta de preços de compra e de venda durante seus prazos de vigência.

    Ao longo dos últimos anos, o Bradesco BBI vem se posicionando como um dos líderes no mercado de dívida internacional.

    Structured Finance

    O Bradesco BBI oferece aos clientes soluções financeiras sob medida de forma a atender suas necessidades de investimentos, aquisição, reorganização societária, recompra de ações, melhoria de indicadores financeiros, otimização da estrutura de capital, segregação de ativos e risco e diversificação de fontes de capital. As soluções podem ser corporativas, de projeto ou off-balance. Tais soluções podem ser implementadas em etapas, utilizando diferentes instrumentos em cada uma delas, de forma a atingir o resultado final de estrutura de funding necessária e de suas garantias. As soluções envolvem: assessoria financeira por meio de finanças corporativas, financiamento de aquisições (Acquisition Finance), através de operações complexas de financiamento ligados a M&A, estruturas relacionadas a transações de equity, instrumentos híbridos de capital e dívida, estruturação de divida subordinada ou conversível em ações preferenciais resgatáveis, operações ligadas a tesouraria envolvendo derivativos de juros, câmbio, índices ou preços e/ou geração de lastro para LCA ou LCI.

    Desenvolvemos também estruturas para segregação de riscos de crédito como Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), Estruturação de Operações de Cessão de Crédito Condicionada, Operações Imobiliárias, sendo (i) LI - Letras Imobiliárias; (ii)CCI - Cédula de Crédito Imobiliário; (iii) CRI - Certificado de Recebíveis Imobiliários; (iv) CEPAC - Certificados de Potencial Adicional de Construção e (v) Fundos de Investimento Imobiliário; Operações de Agronegócios, sendo (i) CPR - Cédula de Produto Rural; (ii) CRP - Cédula Rural Pignoratícia e/ou Hipotecária; (iii) NCR - Nota de Crédito Rural; (iv) CDCA - Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio; (v) CRA - Certificado de Recebíveis do Agronegócio; (vi) CDA/WA - Certificado de Depósito Agropecuário e Warrant Agropecuário e (vii)Fundo de Investimento em Direitos Creditórios do Agronegócio.

    O Bradesco BBI ocupa posição de liderança no financiamento para aquisição de empresas (Acquisition Finance) e Securitização de Recebíveis.

    Project Finance

    O Bradesco BBI possui ampla experiência como assessor e estruturador financeiro para projetos de investimentos, seja na modalidade Corporate ou Project Finance, buscando sempre a melhor solução de financiamento de curto e longo prazos para projetos em diversos setores da economia. Com profundo conhecimento dos principais setores de infraestrutura, tais como energia, logística, mineração e petróleo e gás, o Bradesco BBI possui grande familiaridade com as peculiaridades das principais fontes de financiamento de longo prazo, com destaque para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ("BNDES"). Além do BNDES, possui relacionamento com fontes de financiamento de longo prazo, locais e externas, como o International Finance Corporation ("IFC") e o Inter-American Development Bank ("IDB"). O escopo de atuação do Bradesco BBI contempla: i) a assessoria financeira em processos de leilão e ii) assessoria e/ou estruturação de modalidades de curto e longo prazos para projetos de investimento, oferecendo recursos como financiamentos bancários e/ou garantias bem como soluções nos mercados de capitais local e internacional (debêntures e project bonds).

    Ao longo dos últimos anos, o Bradesco BBI vem se posicionando sempre entre os líderes no mercado de Project Finance, envolvido na solução de financiamento para importantes projetos no país.

  • M&A

    O Bradesco BBI é reconhecido por ser um dos líderes em M&A no Brasil. Possui uma das mais destacadas equipes e longo histórico de assessoria a clientes em decisões e transações complexas, incluindo processos de venda, aquisições de companhias e ativos, fusões, private placements e reestruturações financeiras e societárias. Atende à clientes brasileiros e estrangeiros, sejam companhias e seus acionistas ou investidores financeiros, em todo tipo de transação, no Brasil e exterior.

Imagem ilustrativa para Ofertas Públicas

Ofertas Públicas

Confira as Ofertas Públicas em andamento e participe Saiba mais
Voltar